17 de novembro de 2009

MÚSICA E CINEMA


Música e cinema

Música e imagem sempre caminharam juntas no cinema. Mesmo na era do cinema mudo, pianistas criavam trilhas sonoras ao vivo durante as projeções nas salas de exibição mundo afora. A importância da música é tal que algumas pessoas afirmam que o áudio corresponde a 50% do prazer de se assistir a um filme.
Charles Chaplin era tão preocupado com a qualidade e a pertinência das músicas que acompanhariam as projeções das aventuras de Carlitos que ele mesmo compunha as trilhas sonoras de seus filmes mudos.

Nesta época surgiu um cineasta chamado Sergei Eisensteis, que encomendava suas trilhas sonoras para o consagrado compositor erudito Dmitri Shostakovich, que compunha grandes obras sinfônicas para os filmes.

Havia a necessidade de se colocar uma orquestra inteira dentro do cinema para se assistir a um dos filmes de Eisenstein conforme ele tinha os concebido.

As partituras criadas por Chaplin eram então enviadas junto com as películas para que os pianistas as executassem durante as projeções e não ficassem criando suas próprias composições, que muitas vezes poderiam comprometer o significado das cenas.

Mas o cinema só se daria conta da importância da trilha sonora com “Fantasia” (1940). A revolucionária animação criada por Walt Disney invertia a lógica do cinema até então e colocava imagens para interpretar músicas. Obras de Tchaikovsky, Mussorgsky e Schubert, entre outros, executadas pela Orquestra Sinfônica da Filadélfia, inspiraram sequências inesquecíveis de animação.

A magia das imagens e, para a época,o excepcional

som em estéreo impactaram a audiência e renderam 02

Oscars ao filme.

Não é à toa que muitos dos principais sucessos da

história do cinema são lembrados por suas músicas

temas ou trilhas sonoras.

Muitas vezes, a popularidade das músicas supera

a das imagens, do roteiro e do trabalho de atores e

diretores.

Abaixo algumas trilhas sonoras de filmes para o cinema

que ficaram marcadas.

1) Amor, Sublime Amor (West Side Story, 1961),

2) Os Embalos de Sábado à Noite (1977),

3) Purple Rain (1984),

4) O Guarda-Costas (1992),

5) Guerra nas Estrelas,

6) Titanic (1997)

Até a próxima.

Adriano Machado

Nenhum comentário: