26 de abril de 2008

Tatjana Vassiljeva (Russia)

Sob a batuta do maestro Adriano Machado a violoncelista Tatjana Vassiljevaa (Russia) executou o concerto de Schumann.

Tatjana Vassiljeva, considerada uma das grandes da nova geração de violoncelista russos, comprovou todo seu talento ao receber o Primeiro Prêmio no Concurso Rostropovitch (2001).

Desde os 12 anos tem se apresentado com bastante sucesso em recitais e concertos na Rússia, Japão, Taiwan, Espanha, Itália, Grécia, Suíça e Alemanha, adquirindo fama internacional.

Como solista, tocou com várias orquestras tais como Bavarian Radio Symphony Orchestra, German Symphony Orchestra Berlin, Staatskapelle Weimar, L"Orchestre de Paris, Basel Symphony Orchestra, Tokyo Philharmonic Orchestra, Moscow Soloists, Lithuanian Philharmonic Orchestra e Athens National Orchestra, sob a regência de Dimitri Kitaenko, Yuri Bashmet, Michail Jurowski, David Geringas, Sakari Oramo, Christoph Eschenbach, Krzysztof Penderecki and Mstislav Rostropovitch.

Iniciou seus estudos de violoncelo aos seis anos de idade com Eugenij Nilov, no conservatório de sua cidade natal, Novosibirsk, continuando sua formação no prestigiado Conservatório Tchaikovsky de Moscou com Maria Jurawlijova. Da Rússia seguiu para Alemanha onde estudou com Walter Nothas na Music College em Munich e aperfeiçoou-se com David Geringas no Hanns Eisler Music College, em Berlim.

Tatjana Vassiljeva recebeu prêmios e bolsas de estudos em vários concursos internacionais: Primeiro Prêmio no “Adam International Cello Competition na Nova Zelândia” - 1999; no “International Izuminomori Competition Osaka” - 2001; no “ ARD Competition em Munich”- 1994; o “Bunkamura Orchard Hall Award, e mais o Audience Prize no “International Izuminomori Competition Osaka” - 2001. Seu mais recente prêmio foi o Primeiro lugar no 7th “ Concours de Violoncelle Rostropovitch ” - Grand Prix de la Ville de Paris.

Como camerista já se apresentou com Lilya Zilberstein, Cyprian Katsaris, Yuri Bashmet, Gidon Kremer, Eugen Istomin, Tatjana Geringas e Pascal Godart em importantes festivais como o de Colmar, Lockenhaus, Elba e Kronberg.

Seu extenso repertório vai do barroco até a música contemporânea. Recentemente gravou para a Naxos um CD de música de câmara com peças de Debussy, Dutilleux, Britten e Stravinsky e outro solo, Dramatic Games para a Accord Universal, com música contemporânea. Por este último, recebeu o Diapson d"Or na categoria de Jovens Artistas e foi indicada para o Victoire de la Musique Classique na França na categoria de Melhor Artista Estrangeira do Ano.



Nenhum comentário: