19 de fevereiro de 2008

Daniel Guedes

Sob a batuta do maestro Adriano Machado o violinista Daniel Guedes executou os concertos:
Tchaykovsky, Brahms, Sibelius
Romance de Dvorak para Violino e orquestra

Daniel Guedes

Carioca, nascido em 1977, Daniel iniciou seus estudos de violino aos sete anos com seu pai e logo ingressou no Conservatório Brasileiro de Música. Em 1991 ganhou bolsa de estudos da Capes para estudar em Londres, tendo sido aluno de Detlef Hahn na Guildhall School of Music durante um ano. Posteriormente cursou bacharelado e mestrado na Manhattan School of Music de Nova York, na classe de Pinchas Zukerman e Patinka Kopec no Pinchas Zukerman Performance Program, com bolsas da Vitae e da Capes. Estudou música de câmera com Sylvia Rosenberg, Isidore Cohen e Arnold Steinhardt. Foi vencedor dos concursos Jovens Concertistas Brasileiros(1991), Bergen Philharmonic Competition(1998) e Waldo Mayo Memorial Award(2000), prêmio este que lhe valeu um concerto no Carnegie Hall de Nova York tocando o Concerto n°1 de Max Bruch.

Desde os 10 anos Daniel Guedes vem atuando como recitalista, camerista e solista das principais orquestras brasileiras e também nos EUA, Canadá, Inglaterra, Noruega, Itália e América do Sul. Como solista tocou sob as batutas de maestros como: Pinchas Zukerman, Isaac Karabtchevsky, Irwin Hoffman, Lior Shambadal, Roberto Minczuk, Silvio Barbato, Roberto Tibiriçá, entre outros. Vem também atuando como violista e regente de diversas orquestras de câmara.

Seu primeiro disco foi lançado em 2000 pelo selo Niterói Discos e em 2004 lançou o CD Impressões Brasileiras, com obras de Villa-Lobos, Lorenzo Fernândes, Flausino do Vale, Nelson Macêdo e Alceo Bocchino. Em 2005 gravou o CD Ya Mariamu com Fábio Presgrave e Rami Khalife. Gravou também recentemente o CD “Beethoven in Brazil” com Ilan Rechtman para o selo Well-Tempered Productions da Califórnia, disco a ser lançado este ano. Compositores com Nelson Macedo e Aluisio Didier escreveram obras dedicadas a Daniel.

Paralelamente às suas atividades como solista e camerista, Daniel é professor do Conservatório Brasileiro de Música e do Instituto Baccarelli(São Paulo).Vem também lecionando em importantes festivais como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e o Festival de Música de Santa Catarina(FEMUSC). O crítico de música Carlos Augusto Dantas, do jornal Tribuna da Imprensa o considerou como “o Nelson Freire do violino”. O Jornal do Brasil o considerou como um dos destaques do ano de 2003 e “um dos principais violinistas de sua geração”.

Nenhum comentário: