26 de março de 2008

Fabio Cury




PDF Imprimir E-mail


ImageSob a batuta do maestro Adriano Machado o fagotista Fabio Cury executou osconcertos de Mozart e Villa lobos.
Iniciou seus estudos na Escola de Música de Jundiaí, sua cidade natal, passando a estudar fagote, em 1981, sob a orientação de Paulo Justi. Após ter concluído o Bacharelado em Fagote na UNICAMP em 1991, residiu na Alemanha, como bolsista do Serviço de Intercâmbio Alemão (DAAD), onde integrou a classe de solistas do Professor Klaus Thunemann na Escola Superior de Teatro e Música de Hannover. De volta ao Brasil, recebeu em 1999, o título de Mestre em Artes pela UNICAMP. Atualmente está cursando Doutorado em Música na USP.
 
Foi premiado em inúmeros concursos brasileiros, entre ele, em 1987, o Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e o VIII Prêmio Eldorado de Música, em 1995. Foi vencedor do Concurso para Fagotistas da Escola Superior de Teatro e Música de Hannover em 1993 e recebeu, em 2000, em virtude de sua 3ª colocação, uma menção honrosa no Concurso Fernand Gillet promovido pela International Double Reed Society.
 
Tem atuado como solista frente a diversas orquestras, tais como: Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra de Câmara Villa-Lobos, Orquestra Sinfônica da Rádio e Televisão Cultura, Orquestra de Câmara da USP, Orquestra Nacional do Panamá, entre outras.
 
Gravou música de câmara pelos selos Paulus, Meridian (Inglaterra) e Brasil Meta Cultural.Tem lecionado nos mais importantes festivais brasileiros, tais como o Festival de Inverno de Campos do Jordão, o Curso Internacional de Verão de Brasília, o Festival Música nas Montanhas, o Festival de Música de Santa Catarina e a Semana da Música de Ouro Branco entre outros sendo também professor de fagote na Universidade de São Paulo.
 
Atualmente Cury integra a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e a Orquestra Jazz Sinfônica além de ser representante da firma Püchner no Brasil e toca com o fagote modelo superior.
 
Fábio Cury é professor de Fagote na Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira.








Nenhum comentário: