26 de março de 2008

Alessandro Borgomanero


Sob a batuta do maestro Adriano Machado o Violinista Alessandro Borgomanero executou o concerto de Beethoven.

Nascido em Roma, Alessandro Borgomanero formou-se com sucesso em violino, com o título de Mestre, em 1992, na Escola Superior de Música "MOZARTEUM" de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero RICCI. Aperfeiçoou-se com grandes mestres como, Denesz ZYGMUNDY (Franz Liszt-Academy, Budapest), Rodolfo BONUCCI (Roma), Boris BELKIN (Accademia Chigiana, Siena) e Salvatore ACCARDO (Cremona).

Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, tais como a Orquestra de Câmara de Budapeste, Philadelphia Virtuosi Chamber Orchestra, London Mozart Players, Virtuosos de Salzburgo, Orquestra de Câmara de Berlim, Orquestra "Sinfonietta" Salzburg e com a maioria das orquestras sinfônicas e de câmara brasileiras.

Como recitalista obteve elogios do público e da crítica especializada em diferentes países entre eles, Áustria, Escócia, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Itália, Brasil, Perú e Argentina. Gravou programas para a rádio BBC de Edinburgo, a ORF de Salzburg e para a RAI Italiana.

Apresentou-se em diversos festivais de música como no Festival de Verão de Salzburg num concerto de música de câmara com a cantora Jessye Norman, Festival de Música de Edinburgo, nas Semanas Filarmônicas de Salzburg junto com integrantes das Orquestras Filarmônica de Viena e de Berlim, Festival de Música de Mantova, Festival Mozart de Tóquio e no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ministrou "masterclasses" para violino na Escola Superior de Música de Viana (Portugal), no Festival Internacional de Música de Brasília e nas Universidades Federais de Recife e Uberlândia.

Dos vários conjuntos musicais de que faz parte, destacam-se o MOZARTEUM QUARTET e o SALZBURG OCTET, com os quais apresentou-se em países da Europa, Ásia, América do Norte e na Austrália. Atualmente alterna sua atividade musical na Europa com a de professor de violino na Universidade Federal de Goiás. Apresenta-se com um violino fabricado em Veneza por Matteo GOFFRILLER no ano de 1725.


Nenhum comentário: