19 de fevereiro de 2008

Claudio Cruz

Sob a batuta do maestro adriano Machado o violinista Claudio Cruz executou os concertos :
Tchaykovsky, Mendellsohn, Mozart, Haydn
Chacone de Vitali
Rondo Schubert




Cláudio Cruz iniciou-se ao violino com seu pai, o luthier João Cruz. Posteriormente recebeu orientação de Erich Lehninger (violino) e Olivier Toni (Teoria Musical). Como extensão de sua formação, freqüentou cursos ministrados por Joseph Gingold, Chaim Taub e, nos Estados Unidos, com Kenneth Goldsmith.


Foi vencedor de diversos concursos no Brasil e foi também premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte APCA em 1985 e 1997, Prêmio Carlos Gomes e o Grammy Latino 2002.


É primeiro violino do quarteto Amazônia, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo OSESP e por dez anos foi diretor musical da Orquestra de Câmara Villa-Lobos.


Atualmente vem atuando intensamente na regência orquestral, apresentando-se frente a algumas das mais importantes orquestras brasileiras, destacando-se a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Nacional do Rio de Janeiro e Orquestra Sinfônica de Curitiba. Em 2001/2002 foi regente titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, SP, e atualmente é regente titular da Orquestra Sinfônica de Campinas, SP.

Nenhum comentário: