19 de fevereiro de 2008

Alexandre Razera


Sob a batuta do maestroAdriano Machado o violista Alexandre Razera executou os concertos:
BellaBartok, Sinfonia concertante Mozart

Alexandre Razera
Nascido em 1975 na cidade Piracicaba - São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade na “Escola de Música de Piracicaba”. Optando primeiramente pelo violino, teve como professora Celisa Amaral Frias. Aos quinze anos de idade passou a estudar viola sob a orientação da mesma professora. Com um ano de estudo foi premiado com o 2º prêmio no concurso “Jovens Instrumentistas do Brasil”, realizado em Piracicaba.
Participou dos cursos de férias de Campos do Jordão nos anos de 89, 90 e 91 e Curitiba em 96, onde teve como professores Marcelo Jaffé, Antonio Lavigne, Horácio Schaeffer e Mário Miragliota.
Em 1995 ingressou na Universidade de São Paulo, no curso de bacharelado em Música, orientado por Marcelo Jaffé. Paralelamente foi aluno de Elisa Fukuda de 1994 a 97.
Foi primeiro violista da Orquestra Experimental de Repertório e viola solo da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo onde permaneceu até 1997, ano em que ganhou uma bolsa de estudos da Fundação Vitae para a academia da Orquestra Filarmônica de Berlim (Karajan Stiftung).
No período em que esteve como bolsista foi orientado por Wilfried Strehle (viola solo), além de ter tido a oportunidade de realizar concertos, turnês e gravações junto a Filarmônica de Berlim sob a regência de maestros como Cláudio Abbado, Simon Rattle, Daniel Baremboim, Lorin Maazel, Kurt Masur, Nikolaus Hornoncourt, Trevor Pinock, Gunter Wand, entre outros.
Após o término da bolsa, retornou ao Brasil, onde pôde fazer música de câmera, dar aulas e tocar com várias orquestras, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.
Em 2001, a convite do professor Ulrich Knörzer, regressou a Berlim para dar continuidade aos seus estudos, mas desta vez na Universidade de Artes de Berlim. Nesse mesmo ano foi contemplado mais uma vez com uma bolsa de estudos pela Vitae, possibilitando assim o prosseguimento dos seus estudos.
Realizou concertos, gravações e turnês junto a várias orquestras européias como: Filarmônica de Berlim, Orquestra da Rádio de Berlim, Orquestra de Câmera de Berlim, Orquestra da Ópera de Berlim (Deutsche Oper), Mahler Chamber Orchestra , Orquestra da Rádio de Ljubljana, entre outras.
Foi professor no Festival Eleazar de Carvalho, realizado em Fortaleza, nos anos de 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004 e Campos do Jordão em 2005.
Já atuou como solista junto a inúmeras orquestras, como: Orquestra Sinfônica da USP, Camerata Fukuda, Orquestra Sinfônica Paulista, Orquestra de câmera de Piracicaba entre outras.
Atualmente atua como primeiro violista convidado na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Nenhum comentário: