11 de março de 2009

Música para o Coração

Música para o Coração

Parece mais um título de CD com músicas românticas; e na verdade poderia ser, mas aqui faço referência a mais um benefício que a música nos proporciona.

Um estudo feito por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland comprova que 

“ouvir suas músicas preferidas faz bem ao sistema cardiovascular”.

Sabemos que emoções positivas são boas para a saúde vascular, mas a pergunta lógica era se outras emoções, provocadas, por exemplo, pela música, tinham o mesmo efeito.Segundo a pesquisa ao escutarmos uma música que nos deixa feliz o diâmetro dos vasos sanguíneos é ampliado em 26%, enquanto a música estressante faz os vasos encolherem 6%.

Concluímos que a música em suas variadas formas e aspectos, se bem aplicadas trazem vários benefícios ao cérebro humano, que desenvolvendo mais concentração, otimiza atividades, controla emoções, previne atitudes, etc. Beneficiam então diretamente a saúde, melhorando seu rendimento em todas as áreas, tanto sociais como no trabalho.

Segundo pesquisadores a via auditiva, ao contrário de todos os outros sistemas sensoriais, tem um relé a mais. As fibras auditivas não são afetadas pelos anestésicos, de modo que elas continuam a transmitir os sons. Em outras palavras: Nunca paramos de ouvir!”

Num dia agitado de trabalho, principalmente quando somos obrigados a percorrer grandes centros urbanos, uma bela música dentro do carro com os vidros bem fechados, com certeza é um grande refúgio.

Alguns anos atrás ao visitar uma mulher idosa que havia sido hospitalizada e estava muito ansiosa enquanto esperava o momento de fazer uma tomografia computadorizada, esperando diminuir-lhe o nervosismo,

emprestei a ela meu walkman com uma fita de música barroca. Em poucos minutos a respiração dela ficou mais lenta, a cor voltou ao seu rosto e sua atitude de pânico e medo transformou-se em serenidade.

A música lida com um material extremamente profundo, e a maioria das pessoas que tocam não percebem isso. Quem sabe esta percepção seja mais um dos aspectos que diferenciam os “artistas” das pessoas que tocam. Veja a definição de Arte:

ARTE - geralmente é entendida como a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e idéias, com o objetivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores.

Muitas vezes ouvir é um belo segredo. O artista ouve muitas coisas, algumas impossíveis, como por exemplo, olhar a partitura musical e ouvir a música lá escrita, como se dentro dela alguém tocasse. Caminhar na rua, tocando apenas mentalmente, para não se deixar interromper. Quem pode tirar isto de um artista?

Percebo a grande responsabilidade do músico. O que seria do mundo sem a música. Ela está em todos os lugares.

A música agradável pode ajudar você, trazer benefícios para o seu coração. Transforme seus batimentos cardíacos em batimentos cardiomusicais.

A boa música nunca se engana, e vai direita, buscar ao fundo d’alma o desgosto que nunca devora.” (Sthendal)


Maestro Adriano Machado

 

4 comentários:

cristinasiqueira disse...

Oi Adriano,
Oi Fernanda,

Haja coração para viver o encanto musical que arrebata a vida.
Vc Maestro é um acorde especial,um acordo feliz com a vida.
Sucesso!

Cris

•FER Dos Santos disse...

Oie Fê!
o blog está cada vez mais lindo!
Parabéeeens!
um beijãooo!

Dedê

LuRussa disse...

que delicia de post !!!!
amei

beijos, saudadess

Chris disse...

Oieeeeeeee Fê...

Passando so pra deixar beijos pra vc e pro Adriano....

bjosssssssss