5 de fevereiro de 2009

Orquestra Sinfônica ou Filarmônica?

A diferença entre as duas orquestras não reside no repertório apresentado, na quantidade de músicos ou nos instrumentos utilizados. O que as diferencia é a natureza de suas estruturas de suporte administrativo.
A denominação “filarmônica” diz respeito a sociedades filantrópicas musicais mantidas por admiradores que subsidiam conjuntos orquestrais, doadores, associados mensalistas ou patrocinadores com cotas anuais. A filantropia é uma das principais fontes de financiamento para as causas humanitárias, culturais e religiosas.
A indicação “sinfônica” diz respeito aos grupos mantidos por governos ou grandes corporações. Em relação ao repertório abordado, tanto sinfônica quanto filarmônica podem executar os mesmos repertórios, de sinfonias, e outras obras com orquestração completa que utilizem todos os naipes de instrumentos, Cordas, Sopros, e Percussão.
Maestro Adriano Machado



Obs:Vou postar aqui vários temas curiosos que sempre perguntam para o Adriano. Se você tem alguma dúvida ou curiosidade sobre música, orquestras, compositores, sinfonias, arranjos...
Deixe sua pergunta que o maestro irá reponder..........

Um comentário:

Anônimo disse...

oi Fe querida !

eu também já linkei seu blog lá no www.garotinharuiva.com.br


beijos !!

LuRussa