Como conduzir corretamente um talento da música.
Os alunos que se situam na faixa percentual correspondente aos 15 – 20 % superiores da população escolar secundaria, são considerados talentosos.
A criatividade vem sendo considerada como um aspecto importante da superioridade intelectual, e a música aflora estes aspectos.
Uma determinada porcentagem de crianças pode demonstrar desde cedo condições especiais para compreensão, execução e criação musical. Certas condições afloram em maior ou menor grau nos diversos tipos de indivíduos, por obra de um claro impulso interno e por ação de estímulos externos que atuam como desencadeantes.
Graças a inquietude do saber que impulsiona certas crianças, elas chegam ao domínio do instrumento e à compreensão musical em geral bem cedo.
Convém aos pais e professores detectar desde cedo o verdadeiro talento musical para poder seguir sua evolução natural e ao mesmo tempo dar uma orientação adequada.
Ao pedir que uma criança cante uma melodia é possível determinar vários indícios de musicalidade precoce:
Afinação / Capacidade para continuar uma melodia interrompida em qualquer tom / Fazer transporte cantando / Facilidade para descobrir semelhanças no ritmo e na melodia de diversos temas e canções / Poder de concentração e segurança necessária para não deixar-se influenciar por uma segunda voz que é percebida simultaneamente / Capacidade para captar detalhes sutis como mudanças dinâmicas, timbrísticas dentro da música que escuta.
Ao pressentir o talento na música é muito importante que seus responsáveis cuidem para que a criança não fique pensando ser algo que ainda não é.
É bastante excepcional que entre 3 e 4 anos de idade, uma criança por mais dotada que seja, manifeste a necessidade de começar um estudo sistemático da música. O normal é que a criança satisfaça naturalmente suas inquietudes musicais em grupos onde de cantam canções de roda, se praticam movimentos rítmicos e se usam instrumentos de percussão.
Se começar no instrumento, que seja uma atividade ocasional, não sujeita a horários de nenhuma espécie, e se os pais tiverem condição de responder e ensinar os primeiros conhecimentos musicais – é o ideal.
A criança tem todo o direito de brincar, e se ela quer brincar com música, que parta dela esse interesse.
Crianças descobertas com extremo talento são muitas vezes “exploradas” pelos pais. Estes exigem do pequeno talento um ritmo de estudo e dedicação acima do que a idade suporta.
ATENÇÃO: Não existe talento que justifique a perda e o sacrifício da INFÂNCIA.
É mais importante que pais e professores saibam conservar, cultivar e incentivar o rico talento musical que essas crianças possam oportunamente trazer consigo.
Com o tempo a criança terá oportunidade de aprender os delicados problemas teóricos e instrumentais, dedicando-se com total convicção e maturidade.
Um bom professor e pais especialmente sensíveis às necessidades internas de seus filhos podem contribuir e favorecer naturalmente este despertar das atitudes artísticas.
Até a próxima.
Adriano Machado
contato@maestroadrianomachado.com
2 comentários:
Eu acho tão lindo crianças com ''desenvolvimento'' musical, é lindo, puro...
Oi querida !!!
Meu blog mudou de endereço,
atualiza aqui por favor :
http://garotinharuiva.wordpress.com
bjos e um lindo ANo NOVO pra vc !!
LuRussa ( Garotinha Ruiva )
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