3 de fevereiro de 2009

MINUTO MUSICAL

ORQUESTRA SINFÔNICA Um exemplo gerencial
Certamente que muito já foi dito e escrito a respeito das relações entre uma orquestra e uma organização empresarial. No entanto, ao assistir a uma Orquestra Sinfônica os aspectos que chamam mais a atenção vão além da organização e harmonia do grupo sob a gestão do maestro-líder e dizem respeito muito mais ao aspecto comportamental e como ele é importante justamente para permitir que exista toda a harmonia que tanto nos chama a atenção.
Desde gestos simples de músicos que param de tocar por algum momento seus instrumentos durante determinados trechos da música, para virarem a página da partitura para o colega de estante, demonstrando senso de colaboração e visão de grupo ao contrário de individualismo e competição predatória. Ou seja, “somente através da excelência do grupo é que a excelência individual pode vir a aflorar”, e nunca o inverso.
Outro aspecto comportamental que também chama a atenção neste tipo de apresentação é o respeito que o grupo demonstra ter ante o maestro. Respeito este que claramente deriva muito mais de sua clara, objetiva e eficiente condução do grupo e menos de sua autoridade formal. O bom maestro é capaz de transmitir paixão em seus movimentos, experiência e conhecimento a respeito do que está fazendo e isso passa uma grande segurança para o grupo dar o seu melhor.
Não menos importante, um aspecto mais sutil mas de extrema importância que também chama a atenção é a atitude de respeito e concentração do maestro e dos músicos em relação a obra executada, clara demonstração de uma grande paixão pelo que fazem naquele momento.
Para o músico de orquestra não importa o tipo de lugar ou platéia, se tocam em um belo teatro de concerto, ou em praça pública, se estão se apresentando para público adulto ou público infantil todos, eles sempre estarão vestidos adequadamente, como se fosse uma apresentação de gala e é possível perceber claramente na expressão facial de cada um dos músicos e do maestro a alegria, satisfação e prazer em realizar aquele trabalho como se fosse a primeira vez.
A forma entusiástica e calorosa com que o maestro cumprimenta seus músicos e a forma como eles lhe demonstravam respeito é contagiante.
Diante destes aspectos, volto a dizer que, além da questão harmônica que geralmente chama mais a atenção em uma apresentação orquestral e é automaticamente relacionada como um exemplo a ser seguido por organizações, considero que o fundamental para o sucesso desta harmonia (seja na orquestra ou em uma empresa) reside muito mais no comportamento das pessoas que constituem o grupo.
A partir desta edição estaremos sempre compartilhando o maravilhoso mundo da música em seus vários aspectos, neste espaço criado para você.
Até a próxima.
Maestro Adriano Machado

2 comentários:

Bia Neves disse...

Tá muito legal o blog de vocês.
Continuem com ele!
beijoss

vivi_jade disse...

Parabéns pelo blog FE!
Saduades de vcs!
Adoroooo!
Bjão
Vivi