Nascido em Piracicaba, Wilson Sampaio iniciou seus estudos de violoncelo aos sete anos de idade com Raul Gobeth, Calixto Corazza e Gretchen Miller, na Escola de Música de Piracicaba, e realizou sua primeira apresentação pública aos oito anos de idade.
Foi duas vezes primeiro colocado no Concurso Jovens Instrumentistas Piracicaba-Brasil; Candidato Revelação aos dez anos de idade no Primeiro Concurso Nacional de Jovens Instrumentistas, promovido pela FUNARTE no Rio de Janeiro; duas vezes vencedor do Concurso Jovens Solistas da Osesp; vencedor do Concurso Sul-América no Rio de Janeiro; e prêmio Revelação do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Aos quatorze anos, Wilson Sampaio foi apresentado a Mstislav Rostropovich que realizava turnê pelo Brasil. O violoncelista russo recomendou-o à direção da Juillard School de Nova York para integrar a classe de violoncelo do americano Leonard Rose.
Viajou para os Estados Unidos com bolsa de estudos da Edward John Noble Foundation e formou-se pelo Pre-College Division da Juilliard School, sob orientação de Leonard Rose.
Como bolsista do DAAD-Deutscher Akademischer Austauschdienst e da Fundação Vitae, esteve sob a orientação de Márcio Carneiro na Musikhochschule de Detmold. Durante seus estudos na Alemanha integrou o Quarteto Pfeifer de Stuttgart por quatro anos com o qual realizou diversos concertos e turnês por toda a Europa.
Em 1993, graduou-se com a nota máxima do Kunstlerische Reifeprufung pela Musikhochschule e logo em seguida mudou-se para a Suíça onde prosseguiu seus estudos no Conservatório de Música de Genebra, sob a orientação do violoncelista François Guye. Representando esta Instituição, Wilson Sampaio apresentou-se em concertos no Conservatoire Royal de Bruxelas e na Academia Sibelius de Helsinki.
Participou de masterclasses na Accademia Chigiana de Siena com o violoncelista francês Paul Tortelier, em Evian com o violoncelista russo Mstislav Rostropovich, na Academie Musicale de Villecroze com Arto Noras, Janos Starker em Genebra e Heinrich Schiff.
Formou-se pelo Conservatório de Genebra em 1995 e obteve o Primeiro Prêmio de Virtuosidade Avec Distinction, como também os prêmios especiais Henri Stern e Denis de Marignac. Ainda na Suíça, participou de concertos na Salle Centrale e no Institut Jaques-Dalcroze e apresentou-se como solista da Orchestre de la Suisse Romande e da Orchestre des Jeunes de Fribourg.
Wilson Sampaio se apresenta regularmente como solista a frente das principais Orquestras, como recitalista e camerista nas principais capitais e salas de concerto do país. Seu violoncelo foi restaurado pelo luthier Saulo Dantas-Barreto.
Um comentário:
Nossa, fazia tempo que eu nao tinha mais informacoes sobre o Wilson Sampaio! Parabens pela bela carreira! Um abraço do Marcelo (do tempo de Goettingen)
Postar um comentário